sábado, 28 de junho de 2014

Lucernário

         Nesta noite fomos convidados a viver uma noite toda particular, uma noite santa, uma noite diferente das outras noites: Nesta noite, a  luz do Senhor, a luz da Páscoa, a luz do Ressuscitado, vem ao nosso em forma muito particular.
        Queremos lembrar que estamos celebrando nesta noite uma celebração da antiga tradição da Igreja e os primeiros cristãos chamavam-a como: "Ofício do Lucernário", chamado também como as "Vigílias".
        Os primeiros cristãos santificavam o dia com a prece comunitária. O nome Lucernário faz alusão evidente às luzes que acendiam ao findar do dia, tendo neste rito, a luz como centro. A luz do novo dia é cantada como simbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem acaso que é o próprio Cristo. Além disso, a luz lembrar também como devemos estar sempre pronto, como as Virgens Prudentes, com nossas lâmpadas acessas, para ir ao encontro do Cristo, o Esposo.
       O Lucernário consistiu em três momentos: o silêncio e o recolhimento; a revivência da Luz Pascal e por fim o recolhimento do perfume do incenso pelos anjos cantando a Celebração dos Salmos.
       O lucernário foi conduzido pelas irmãs Joice Joseph e Danila, do Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares, que sob a responsabilidade do grupo de Oração Sopro de Deus proporcionou este momento belicismo de encontro  pessoal com Deus.


















quarta-feira, 25 de junho de 2014

Festa do Padroeiro São João Batista 2014

      Hoje a Paróquia de São João Batista celebra com júbilo a festa do Padroeiro, reunindo centenas de fiéis na Igreja Matriz que demonstraram sua devoção ao glorioso São João Batista.
       Estiveram presentes na celebração solene os padres: Frenilson, Geneildo, Robson, o vigário paroquial Padre Noel, o pároco Luiz Cláudio e o diácono Genildo. Refletindo sobre o tema central da festa, o Reino implica uma nova maneira de recuperar a comunidade, o Padre Frenilson enfatiza sobre a importância da revitalização das comunidades, o que exige renúncia. Tomando o Evangelho como base, o padre Frenilson ressaltou a confiança dos pais de João Batista naquela época diante de Deus, expressado pelo cumprimento da promessa de Isabel e da fidelidade de zacarias e Isabel a Deus (concebendo um filho em idade avançada). Neste mesmo contexto, a liturgia da Palavra nos convida nesta solenidade a experimentar a confiança na proposta do Reino de Deus que é a própria confiança em Deus.
          A exemplo de São João Batista, que possamos crescer para revitalizar a igreja, passando a ser luz para os povos e luz para os irmãos. 
           Ao final da celebração os fieis saíram em procissão pelas ruas da cidade, em demostração de fé e coragem, pois o Senhor nos chama a revitalizar a Comunidade: "Irmãos é a nós que se dirige a mensagem de salvação".















































































PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA Dia: 14/04/2019 Domingos de Ramos ...