sábado, 28 de junho de 2014

Lucernário

         Nesta noite fomos convidados a viver uma noite toda particular, uma noite santa, uma noite diferente das outras noites: Nesta noite, a  luz do Senhor, a luz da Páscoa, a luz do Ressuscitado, vem ao nosso em forma muito particular.
        Queremos lembrar que estamos celebrando nesta noite uma celebração da antiga tradição da Igreja e os primeiros cristãos chamavam-a como: "Ofício do Lucernário", chamado também como as "Vigílias".
        Os primeiros cristãos santificavam o dia com a prece comunitária. O nome Lucernário faz alusão evidente às luzes que acendiam ao findar do dia, tendo neste rito, a luz como centro. A luz do novo dia é cantada como simbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem acaso que é o próprio Cristo. Além disso, a luz lembrar também como devemos estar sempre pronto, como as Virgens Prudentes, com nossas lâmpadas acessas, para ir ao encontro do Cristo, o Esposo.
       O Lucernário consistiu em três momentos: o silêncio e o recolhimento; a revivência da Luz Pascal e por fim o recolhimento do perfume do incenso pelos anjos cantando a Celebração dos Salmos.
       O lucernário foi conduzido pelas irmãs Joice Joseph e Danila, do Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares, que sob a responsabilidade do grupo de Oração Sopro de Deus proporcionou este momento belicismo de encontro  pessoal com Deus.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA Dia: 14/04/2019 Domingos de Ramos ...